Atuação do Grupo de Manutenção Automotiva contribuiu para que o CONTRAN editasse a Resolução 716 que prevê a obrigatoriedade da Inspeção Técnica Veicular no final de 2019

Reunindo todas as entidades do setor de reposição automotiva, o GMA realizou trabalho consistente ao longo dos anos para sensibilizar órgãos do governo sobre a importância da medida para reduzir acidentes de trânsito e emissão de poluentes.

Por Mário 19/04/2018 - 19:54 hs

Não é de hoje que o GMA - Grupo de Manutenção Automotiva, vem lutando para que a Inspeção Técnica Veicular fosse implantada em todo o território nacional. É um tema permanente da pauta de trabalho do grupo que reúne as entidades do setor de reposição automotiva, como Sindipeças, Andap, Sicap, Sincopeças-SP e Sindirepa-SP. Os esforços da ação conjunta de todas as entidades, que agora trazem resultados com a divulgação da Resolução nº 716 do CONTRAN (Conselho Nacional do Trânsito), de 30 de novembro de 2017, são frutos de todo o trabalho desenvolvido que teve início lá trás. "Só fo i possível graças ao empenho e o trabalho conjunto de todas as entidades. Foi uma longa caminhada para chegar até aqui e agora precisamos dar continuidade e acompanhar o processo de implantação da Inspeção Técnica Veicular em todo o Brasil", destaca Elias Mufarej, coordenador do GMA e conselheiro do Sindipeças para o mercado de reposição. Ele aproveita para destacar a participação e atuação de todos os representantes das entidades envolvidas que sempre estiveram à disposição para colaborar.

 

 

O pleito do setor para que a Inspeção Técnica Veicular fosse implantada, conforme consta no Código de Trânsito Brasileiro de 1997, foi oficialmente encaminhado ao então Ministro das Cidades, Marcio Fortes, com cópia ao diretor do DENATRAN, Alfredo Peres, à época em agosto de 2010, logo após o Seminário da Reposição Automotiva que promoveu debate sobre a importância da inspeção e contou com a presença de Peres. O documento foi assinado por todos os presidentes das entidades, incluindo Sindipeças, Andap, Sicap, Sincopeças-SP, Sindirepa-SP, AEA, SAE e IQA.

 

Ao logo de todos os anos que passaram, o GMA manteve permanente discussão sobre a Inspeção Técnica Veicular, promovendo reuniões junto aos órgãos do governo para mostrar a importância da inciativa que visa garantir mais segurança no trânsito e reduzir a emissão de poluentes.

 

Em resposta a toda essa mobilização, o CONTRAN encaminhou, no final do ano passado, ao atual presidente do Sindipeças, Dan Ioschpe, a Resolução que prevê a implantação da ITV em 2020 para todo o Brasil. Além disso, Mufarej lembra também que o site do DENATRAN recentemente cedeu espaço para a visualização de banner do aplicativo do Carro 100%, bem como reconhece a importância do programa como forma de orientar o motorista sobre a importância da manutenção preventiva.

 

O GMA - Grupo de Manutenção Automotiva reúne as entidades que representam o setor de reposição: Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), Andap (Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças), Sicap (Sindicato do Comércio Atacadista, Importador, Exportador e Distribuidor de Peças, Rolamentos, Acessórios e Componentes da Indústria e para Veículos no Estado de São Paulo), Sincopeças-SP (Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos no Estado de São Paulo) e Sindirepa Nacional (Sindicato da Indústria de Reparação de Veí culos e Acessórios).