Hyundai comunica recall de veículos HB20 por risco de infiltração de líquidos no interior do console central

Por Rodrigo 04/01/2017 - 01:12 hs

A Hyundai convocou na sexta-feira (30/12), os proprietários dos veículos HB20, equipados com motor 1.6 e transmissão automática de quatro marchas, de chassis não sequenciais 9BHBH51DBDP010003 a 9BHBH41DBFP533864, abaixo identificados,a agendarem junto a uma concessionária da marca, o reparo gratuito do indicador de marchas do console central.

 

 

MARCA/MODELO/ANO

PERÍODO DE FABRICAÇÃO

CHASSIS (8 últimos dígitos)

Linha HB20 1.6 2013 a 2015

16/8/2012 e 31/10/2015

DP010003 a FP533864

 

 

No comunicado, a empresa informa ter constatado que o derramamento acidental de bebidas no porta-copos pode ocasionar infiltração de líquido no interior do console central, onde se localizam o circuito elétrico de iluminação do indicador de marchas do console central o que pode provocar curto-circuito no momento em que as luzes do farol são acesas e o indicador é automaticamente iluminado. Um curto-circuito gera superaquecimento, podendo evoluir para incêndio e acarretar danos físicos e materiais aos ocupantes do veículo e terceiros.

 

A Hyundai apresenta como solução a aplicação de vedação adicional no indicador das marchas do console central do câmbio automático dos veículos e substituição das peças se houver sinais de curto-circuito. Para mais informações, disponibiliza o telefone 0800 770 3355, das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, e o site www.hyundai.com.br

O Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, orienta osconsumidores sobre seus direitos: A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conformedetermina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.

O que diz a lei

O Código de Defesa do Consumidor (CDC), em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado deconsumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.

§  O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento dapericulosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores,mediante anúncios publicitários."

Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se a exigência do comprovante de que oserviço foi efetuado, documento que deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sidocomercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.

Conforme a Portaria Conjunta  69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do DepartamentoNacional de Trânsito, o veículo que não for reparado/inspecionado em até 12 meses, após o início da campanha de recall, terá ainformação lançada no campo 'observações' do próximo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) emitido pelaautoridade de trânsito.

Os consumidores que  passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio doJudiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.

 

A Fundação Procon-SP mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil: http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/.